Inicial > Harmonizações > Harmonizações

Harmonizações

Estas harmonizações aconteceram no Dia dos Namorados deste ano. Depois de semanas pensando o que fazer e tornar a noite excelente, o insight apareceu e surgiram essas duas combinações: (1) Carré de Cordeiro na Cachaça, Risoto de Limão Siciliano e Cogumelos Salteados, com Flake Tripel Monasterium; (2) Suflê de Lindt, com Baden Baden Stout.
Para o prato principal a cerveja foi escolhida pelas características semelhantes com aquele. Combinou o toque cítrico que a cerveja traz com o Risoto de Limão Siciliano.
Por ser uma cerveja complexa em força e sabor, ajustou-se muito bem com a força da carne de cordeiro, fazendo sentir a complexidade tanto da cerveja quanto do cordeiro. A doçura peculiar do cordeiro, combinou muito bem com a doçura que provém do malte. Por ser uma cerveja com 2ª fermentação em garrafa, a carbonatação e o alto teor alcoólico ajudam no corte da gordura do prato e prepara o paladar para mais uma descoberta nesse resultado magnífico.
Depois dessa grande degustação, e superando todos os sentidos, passamos para a sobremesa. Um simples, porém delicioso, Suflê de Chocalate Lindt (70%), acompanhado de uma Baden Baden Stout.
Por ser uma cerveja de características que lembram chocolate, café e cacau, combinou muito bem com a doçura do souflê e o toque amargo do chocolate. A carbotação da cerveja aliou-se muito bem com a leveza do souflê. Mesmo sendo uma cerveja forte e robusta, nenhum momento passou por cima da sobremesa.

Depois dessa grande complexidade causada nos nossos sentidos, ai vai a receita pra quem se interessou e quer apreciar estas maravilhas!

Carré de Cordeiro na Cachaça, Risoto de Limão Siciliano e Cogumelos Salteados

CARRÉ
800g de carré de cordeiro
1 taça de cachaça
2 ramos de alecrim
2 ramos de tomilho
5 dentes de alho
Pimenta do reino
Sal
Azeite de Oliva

Risoto
300g de arroz arbóreo
1 cebola pequena picada
50g de manteiga
1l de caldo de legumes
100g de um bom parmesão ralado
1 taça de vinho branco
Suco e raspas de 1 limão siciliano

Cogumelos
50g de shitake
50g de Cogumelo Porto belo
50g de Shimeji
manteiga
shoyu

Carré:
Separe o carré em três ossos cada. Coloque em um refratário e junte a cachaça, o alecrim, o tomilho, o alho. Complete o resto da marinada com água, até cobrir metade. Em seguida coloque sal até que o líquido fique levemente salgado. Deixe marinado por 24h.
Depois desse período, retire o carré da salmoura, pré-aqueça o forno (200ºC), acerte o tempero com pimenta-do-reino moída na hora e um pouco de sal. Aqueça uma frigideira e sele o carré dos dois lados em azeite de oliva. Leve ao forno por 10 min. O ponto certo da carne de ovelha é rosada ao centro.

Risoto: Sue a cebola na metade na manteiga, coloque o arroz e refoque até ele estar bem selado. Em seguida coloque o vinho e deixe evaporar o líquido. Após secar o vinho vá colocando o caldo aos poucos, sempre mexendo e não deixando que o líquido seque. Esse processo vai durar mais ou menos 15min. Ao final, junte a manteiga, o suco e as raspas de limão e o parmesão. Misture tudo e acerto o sal. O risoto deve ficar cremoso e al dente (macio por fora e crocante por dentro).

Cogumelos:
Salteie os cogumelos na manteiga. Ao final tempere com shoyu.

Para o Suflê

80g de chocalate amargo (Lindt)
120g de massa de suflê
6 claras

Massa:
350ml de leite
65g de açúcar
6 gemas
60g de farinha
1colher (chá) de manteiga

Massa: junte todos os ingredientes em uma panela e misture-os com um batedor, em fogo baixo, por cerca de 5 min ou até ficar com uma consistêmcia cremosa. Coloque o chocolate e deixe esfriar.
Suflê: bata as claras em neve, junte a massa e misture-os. Coloque o suflê em ramequins para que assem de forma homogênea, evitando que murchem ao sair do fogo. Asse ao forno (180ºC) em banho-maria por 45min.

Photos by: Michele Meiato Xavier (@MicMX)

  1. Michele M Xavier
    24/06/2010 às 2:23

    Eu fotografei, provei todos os pratos e as cervejas, “enchi o buchinho” (como diz a Roberta) e aprovei tudo, sem exceção!

  2. Roberta
    25/06/2010 às 21:28

    Eu não fotografei, não provei e muito menos enchi o buchicnho! Mas eu sei qeu, com certeza, estava inecreditavelmente delicioso, conhecedora que eu sou da sensibilidade do Gui na escolha do prato perfeito pra cerveja escolhida, ou vice-versa! Ficou lindíssimo.

  3. Lilian
    24/07/2010 às 2:11

    Pena que não pude provar. Mas tenho certeza que esteve “muy exquisito”. Inventar e reinventar sempre. Mamãe está orgulhosa.

  1. 20/12/2010 às 22:59

Deixe um comentário