Início > Uncategorized > Comemore seu ano com uma cerveja

Comemore seu ano com uma cerveja

Cerveja ou champagne?

Festas de fim de ano começando e a primeira coisa que pensamos é com o que vamos brindar este ano que passou e o que esta chegando! Infelizmente, o primeiro pensamento que temos é brindar com um bom espumante/champagne, um bom vinho para harmonizar as guloseimas e, como sempre, a cerveja fica para segundo plano – o momento da bebeira.

Como seguidor do “beba pouco e com qualidade”, este post será dedicado às cervejas especiais – estas sim podem ser chamadas de especiais, já que  sazonais – de Natal e as que podem substituir o espumante/champagne na virada de ano.

Começaremos pelas cervejas de Natal. Mais consumidas na Europa, com uma dedicação maior ao inverno e com as tradições natalinas. São condimentadas com ingredientes típicos do inverno europeu, como nozes, gengibre, frutas cristalizadas, cascas de frutas cítricas etc. É um estilo muito livre e é onde o cervejeiro mais ousa, dando seu toque pessoal à cerveja.

São cervejas super alcoólicas, geralmente maior que 6%, mas que combinam muito bem com a noite de natal, harmonizando muito bem com bolos natalinos – panetones, bolos de especiarias, stollen,etc – ou até mesmo com carnes de cordeiro e caça. No Brasil, podemos encontrar algumas cervejas deste estilo, como a nacional Opa Weihnachts e a belga Delirium Noel.

Já para o momento mais esperado do ano, o Ano Novo, podemos comemorar com algumas das cervejas que são produzidas com o método champanoise. Estas cervejas são especiais, feitas com base nas melhores cervejas da casa e levadas para vinícolas, onde são levadas à uma segunda fermentação com fermento de champagne. No mundo são produzidas 4 neste estilo, duas brasileiras – Eisenbahn Lust e Wals Brut, a venda somente em Fevereiro – e duas belgas – a famosa DeuS, em que o método champagnoise é feito na região de Champagne, e a Malheur Brut. São cervejas super complexas – até mais que os famosos champagnes – e que podem ser harmonizadas com canapés, frutos do mar e sobremesas.

Mas caso você não encontre essas cervejas na sua cidade, ou as ache muito caras, pode substituir o velho champagne por cervejas com um “jeitinho brasileiro” para o método champagnoise: são as cervejas com segunda fermentação na garrafa, em que é gerada carbonatação elevada, dando a sensação de estar bebendo um bom espumante. Estas cervejas muitas vezes tem seu fechamaneto com rolha de cortiça, como a Falke Mosnasterium e a Brooklyn Local 1 – duas Strong Golden Ale de presença e que não fariam feio para começar o ano.

A cerveja esta cada vez mais ganhando seu devido espaço. E já que nosso clima esta cada vez mais quente, o ideal é beber algo leve e refrescante, mesmo que sejam cervejas mais alcoólicas e encorpadas.

 

FELIZ 2011!!!!

Fotos by @MicMX

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: