Início > Cerveja > Salvem a Pilsen

Salvem a Pilsen

Pilsen, o estilo que tem como sinônimo a palavra cerveja, é visto de cara feia e renegada por muitos. Hoje começou uma campanha de alguns cervejeiros artesanais contra as “Pilsens normais”, para que se crie Pilsens diferentes do comum. O grande problema é: o que define uma “Pilsen normal”?

Segundo a Beer Judge Certification, o que define – por partes – uma Pilsen é o nível de amargor, cujo estilo pode chegar a 45 IBU – unidade de amargor da cerveja. Já nossas cervejas, que por aqui chamamos equivocadamente de “Pilsen”, na verdade são cervejas do estilo Standard American Lager. Cervejas mais leves que a Pilsen e com amargor que pode chegar a no máximo a 15 IBU. Outro elemento que vemos em uma Pilsen é o uso do” puro malte”, já que somente é usado malte de cevada, sem adição de outros subterfúgios para dar sabor, leveza e até mesmo baratear o custo da cerveja.

Mas então, por qual motivo chamamos nossas cervejas brasileiras de Pilsen? Isso é mais uma vez erro dasleis deste belo país. As leis cervejeiras – não só as cervejeira, claro – puxam sempre para o lado mais forte da corda,  com isso os estilos das cervejas não são bem definidos e, com isso, confundem e muito a cabeça do consumidor.

No Brasil, Pilsen é sinônimo de cerveja leve, extremamente gelada – em ponto de congelamento – e sem amargor algum. Esse fator leigo e imposto pelas grandes cervejarias acaba transformando este estilo simples, mas complexo em produção e qualidade, no lobo mau das cervejas e colocando-as na série C das cervejas.

E são, pois na simplicidade que vemos o que é realmente bom e onde está a verdadeira alma do produtor. Como uma vez, em que fui colocado em teste – em um restaurante que me chamou para cozinheiro – para saberem  se realmente tinha habilidade para tal. Tive que fazer um prato simples – que muitos irão rir quando falar qual é -,  mas um dos mais difíceis de se dar harmonia. Uma singela Pasta com molho de tomate. Como sempre fui um menino dedicado e curioso, sempre busquei saber o que poderia atribuir sabor e deixar este molho com gostinho de quero mais.

Por ser um estilo com pouca complexidade de aromas e sabores, quando experimentamos uma cerveja de um estilo diferente, como uma ale – alta fermentação -, notamos uma diferença gritante nestes aspectos e acabamos deixando  a Pilsen apagada. Mas nós, amantes da cerveja, cervejeiros artesanais e mestres cervejeiros, queremos mostrar que uma Pilsen de estirpe pode ser uma cerveja super saborosa e harmônica.

Está na hora de o brasileiro aprender a apreciar realmente uma cerveja e, para isso, precisa primeiramente conhecer o que há de mais delicado, testando suas complexidades e, aí sim, pular para cervejas cada vez mais complexas e aproveitar o que cada cerveja traz de peculiaridade. Então, neste momento, abra sua geladeira, dê para o vizinho aquela cerveja sem graça que você comprou, vá atraz de uma boa Pilsen – belgas, alemãs e algumas brasileiras – e descubra o que realmente este estilo pode trazer para seu momento de prazer.

Anúncios
Categorias:Cerveja Tags:, ,
  1. João Gabriel Margutti Amstalden
    15/12/2010 às 15:13

    Excelente texto Guilherme, concordo em tudo e aí vai uma sugestão de uma pilsen de responsa pra mim: Brooklyn Lager!

    • 16/12/2010 às 1:01

      Brooklyn Lager é muito boa, principalmente pelos lúpulos citricos e florais! Boa pedida! Obrigado, muito bom que gostou!

  2. Fabio
    16/12/2010 às 10:15

    Primeiramente gostaria de informar que a Brooklyn Lager não é uma Pilsen e sim uma Vienna Lager.
    Gostaria tambem de expressar a minha opinião sobre pilsen de forma que nao estarei diminuindo em nada a Pilsen, apenas expressando minha opinião, apesar de muitos cervejeiros serem contra a liberdade de expressao sobre cerveja.

    Em torno de 80% das pessoas que conheço que apreciam boas cervejas começaram a apreciar e degustar cervejas especiais quando tomaram pela primeira vez cerveja diferente da pilsen podendo ser elas do tipo Weiss, Stout, IPA. Assim que essas pessoas tomaram algo diferente de pilsen e souberam o que estavam tomando, imediatamente passaram a ir atras de novas cervejas diferentes das pilsen.

    Com o país tomado por seculos de pilsen, das grandes indústrias, acredito eu que podemos fazer algo pra mudar isso quando rejeitarmos as pilsens e indicarmos que queremos algo mais do que isso, mais do que essas aguas maltadas que eles servem. Porque na Belgica a AMBEV INBEV é dono de tantas marcas locais que nao produzem pilsen e dá certo lá? Alguem sabe me dizer se cervejas pilsen da Ambev virou na Belgica?

    Com tantos tipos vamos insistir em pilsen até quando? seja lá qual pilsen for, mas com dezenas de tipos de cerveja vamos continuar incentivando o consumo de pilsen pra um leigo? Eu se puder insistirei em levar um amigo comigo nessa campanha de diga nao as pilsen.

    • 20/12/2010 às 21:05

      Claro Fábio…foi um erro meu, mas sempre lembrando que a Vienna é um “derivado” da Pilsen, já que o malte usado, é o malte Pilsen maltado de forma diferente!
      Concordo contigo, qdo diz que 80% dos seus conhecidos- e dos meus também- começaram a degustar cervejas por tomarem estilos diferentes do convencional.
      Mas temos que lembrar que o Pilsen é o estilo mais conhecido no mundo e um dos mais difíceis de acertar seu ponto e o que mais “vertentes” tem.
      Temos lembrar que estamos aqui para modificar este pensamento errado da Pilsen e mostrar o que é realmente uma Pilsen de verdade!

    • 10/05/2017 às 19:13

      The item that I've collected over the years are memories! I take millions of photos of evtrnehiyg so I don't forget where I've been and who with. Also when I travel I like to collect postcards but I send them back home so I get to collect the stamps from the different countries as well!

  3. 10/05/2017 às 20:20

    Wow, what a great list of Twitter resources! The one I’m going to check out first is the Twitter directory for finding people by industry/location – that would definitely heC;elh!lle&#180ps last blog post: site: [site]

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: