Inicial > Harmonizações > Harmonização: Sopa de cebola e Mastri Birrai Umbri Cotta 37

Harmonização: Sopa de cebola e Mastri Birrai Umbri Cotta 37

 

Frio esta chegando e começam a surgir diversas variações de sopas, caldos e cremes para poder esquentar. Infelizmente fomos ensinados que para nos esquentarmos, o acompanhamento ‘natural’ para sopas seria o vinho. Para quebrar esse mito, darei aqui uma receita de uma sopa clássica francesa – com pequenas modificações – e sua harmonização com cerveja.

Precisando de um pouco de conforto e esquecer um pouco da vida, optei por essa receita e obtive um ótimo resultado. A Soupe à l’ognion, ou simplesmente Sopa de Cebola, é uma preparação francesa que consiste em cebolas fatiadas finamente, levemente caramelizadas, cozidas com caldo de sua preferência – geralmente carne ou frango – e finalizada com uma generosa fatia de pão e queijo gratinado. Simples assim.

Para alguns melhoramentos e experiência, adicionei à sopa sumac –  tempero do Oriente Médio oriundo do fruto seco de um arbusto, com sabor ácido – e um pouco baunilha natural. Experiência aprovadíssima. Por sinal, começarei a usar mais baunilha e outros condimentos diferentes em caldos e cremes, pois grata a surpresa.

Para acompanhar, encontrei em um supermercado aqui em Floripa a cerveja italiana Mastri Birrai Umbri Cotta 37 – importada pela La Pastina. Uma Spice/Vegetable Beer  que leva em sua composição ervilhas italianas além dos ingredientes tradicionais – malte de cevada, água, lúpulo e levedura. De coloração alaranjada, espuma densa e persistente, no aroma traz notas de caramelo, leve cítrico e frutado. Já na boca, sabor suave, corpo médio à leve e sabores idênticos aos sentidos no aroma. Ótima cerveja.

Na harmonização, a cerveja se comportou muito bem. Ponto interessante dessa combinação foram as sensações que o quente da sopa e o gelado da cerveja trouxeram ao paladar. Além disso, o caramelo das cebolas, o adocicado da baunilha e cítrico do sumac combinaram perfeitamente com as características da cerveja. Sua carbonatação alta ajudou a limpar a gordura da sopa.

Excelente experiência. E, como disse o chefe de cozinha do Marcel – em São Paulo -, Raphael Despirite, por um instante, mesmo que seja rápido demais, um bom prato te faz esquecer de tudo.

 Aproveitem a cerveja e a boa comida sem levá-las muito a sério.

Receita:

Sopa:

5 cebolas roxas médias

1l de fundo de carne

1/5 de fava de baunilha – ou 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

1 colher rasa de sopa de sumac – caso não encontre, pode ser substituído por folhas de limão

louro

1 dose de cognac

50g de manteiga

2 colheres de sopa de creme de leite fresco

1 colher de farinha de trigo

sal e pimenta do reino a gosto

queijo Gruyere para gratinar

pão torrado

Fundo:

1 1/2 de água

1 cenoura

1 cebola

2 talos de salsão

1 cravo da índia

700g de ossos e aparas carne bovina sem muita gordura

1 colher de extrato de tomate

Modo de Preparo

Fundo:

Corte os legumes em pequenos cubos. Queime o extrato de tomate na panela, acrescentando água gradualmente para que não grude no fundo da panela.

Refogue de leve os legumes, os ossos e as aparas de carne. Junte a água e restante dos ingredientes e cozinhe em fogo baixo por cerca de 4 horas ou mais.

Dica: coloque duas grades do fogão uma em cima da outra, para deixa a panela o mais longe possível do fogo e não evapore a água rapidamente, preservando ao máximo os sabores dos ingredientes.

Sopa:

Fatie as cebolas o mais fino possível. Refogue na manteiga, junto com o sumac. Junte a farinha e coloque o fundo aos poucos, dissolvendo a farinha.

Junte o louro, cognac e a baunilha e cozinhe até atingir uma textura cremosa. Depois disso, misture o creme de leite e sirva em cumbucas, levando-as ao forne com a torrada e o queijo para gratinar.

Só servir e se deliciar.

Foto: Michele Meiato Xavier

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário