Início > Harmonia Caseira, Harmonizações, Home Brewer > Harmonia Caseira: Strudel de Pêra caramelisada com Mel e BierLikör e Oicle DoppelBock

Harmonia Caseira: Strudel de Pêra caramelisada com Mel e BierLikör e Oicle DoppelBock

E a batalha para uma cultura cervejeira no Brasil continua. Desta vez, começo aqui a seção “Harmonia Caseira”: uma mescla da melhor comida de todas – a caseira – e uma das formas mais democráticas de se fazer cerveja, em casa.

Esta seção tem o intuito de divulgar os cervejeiros caseiros, que no Brasil, infelizmente, são pouco valorizados; mostrar a diversidade da criatividade e enfatizar que, mesmo sendo produzida em casa, com pouca acessibilidade de produtos e tecnologias, podem sair cervejas e estilos jamais vistos.

Este ritual do cervejeiro caseiro acontece desde a antiguidade, mas quem comandava as panelas na época eram as mulheres. Elas tinham o dever de produzir cerveja para a alimentação da família – sim, você leu bem, ALIMENTAÇÃO -, já que é uma bebida rica em vitaminas e proteínas.

Após muito tempo esta função passou para os homens, mais especificamente aos padres, em Mosteiros por todo o mundo. Com eles a disseminação da cultura cervejeira e a melhoria da bebida foram as chaves para o que hoje conhecemos da cerveja (isso antes do mercado de massa acabar com elas).

Depois de tantos anos esquecida, a cultura de se fazer a bebida em casa voltou. E um dos grandes princípios desta prática é: se não tenho bebida boa no mercado, faço a minha própria cerveja. E com esse pensamento a pratica foi ganhando cada vez mais adeptos e hoje é uma grande modinha mania mundial.

No Brasil, a cultura de cerveja caseira é curta – como já postado aqui -, mas a cada ano o crescimento anda a galopes. E o preconceito não tem mais vez nessa ritual: as mulheres voltam as suas origens e ganham o respeito merecido em meio a tanto marmanjo.

Voltando para a seção iniciada neste blog, o intuito é mostrar que se pode fazer a própria cerveja em casa, com a valorização e maestria das grandes bebidas.

O primeiro a participar desta seção é o cervejeiro Elcio Martins, aka.Cervejaria Oicle, aqui mesmo de Florianópolis e que se apaixonou pela arte há poucos anos, desde 27/12/2008 (data em que inicou a produção de sua primeira cerveja).

Ele conta que começou a fabricar sua própria cerveja após uma conversa com um amigo do Paraná, o qual comentou que o sogro fazia a própria cerveja em casa. A curiosidade falou mais alto e, a partir disso, foi atrás de cursos de especialização em cerveja.

Elcio relata: “Passei a ler muito e fui fazer um curso no Rio e no dia 27/12/2008 fiz a minha primeira cerveja, que ficou horrivel.” Ele não se deixou abalar. Sua próxima brassagem foi para um concurso no Rio de Janeiro e acabou levando o prêmio no estilo livre, com uma Stout.

Já foi muito interessado por vinho, mas sua paixão hoje é pela cerveja e, por essa paixão, doou dois exemplares de suas cervejas – uma Red Ale, que ficará para outra oportunidade, e uma Doppelbock -, sendo que a segunda tive o prazer de abrir e harmonizar, sempre com a ótima companhia da namorada/esposa e fotógrafa do blog, neste último feriado.

O líquido precioso foi muito bem com um Strudel de pêra caramelada com mel e BierLikör. Para muitos pode parecer estranho essa combinação, mas como estamos falando de cerveja caseira, o cervejeiro pode dar o toque que quiser na bebida.

A Doppelbock geralmente é uma cerveja mais forte, com bastante presença de malte, sabores achocolatados e tostados. Sua graduação alcoólica é sempre muito elevada: sempre na faixa dos 10% ABV.
Já o exemplar doado tem notas mais amadeiradas, carameladas, bastante presença de malte, leve álcool (que fica mais presente e redondo com o doce do strudel) e quase nada de amargor. Apesar da presença de álcool no sabor, ela tem somente 7,9% ABV, quase uma bock normal.

Pelas suas características, combinou muito bem com o Strudel, principalmente por levar mel, já que complexidade de seu sabor se encaixa muito bem com a força do malte e caramelado presente na cerveja.
A leve presença do BierLikör – licor de cerveja – bate bem com o leve corpo licoroso da cerveja e até mesmo com as notas leves de madeira e chocolate, presentes nas duas bebidas. Os ingredientes usados nesta cerveja foram Malte: pilsner, vienna, munich, caraaroma e melanoidina Lupulo: Hallertauer e Saaz Fermento: S-23

E é com esta bela Doppelbock, de cor marrom avermelhada, com os marcantes sabores já descritos aqui, que inicio esta batalha cervejeira.
E como o intuito é mostrar comida fácil, mostro que este Strudel, apesar de parecer complexo, é muito simples.

Receita:
Ingredientes:
300g de massa folhada
3 Pêras grandes
200ml de mel
75ml de BierLikör (pode trocar por conhaque)
½ limão siciliano
Q.B Uvas passas
Q.B Farinha de rosca
Q.B Castanha de Caju triturada
Q.B Canela em pó
Preparo:
Corte as pêras em lâminas finas. Esquente uma frigideir. Derreta o mel. Junte a pêra e o BierLikör. O líquido da pêra ira se soltar. Junte o suco de meio limão siciliano e deixe cozinhar até a pêra absorver todo o suco de volta e dar uma leve caramelizada.
Reserve a pêra e deixe esfriar.

Abra a massa folhada, espalhe um pouco de farinha de rosca no centro e largura da massa.

Espalhe a pêra já fria, a castanha, canela e a uva passa.
Feche a massa, dê uns pequenos cortes nela e pincele gema na parte de cima;
Leve ao forno a 200C° por 35 a 40 min.
Pode servir com sorvete de creme ou chantilly

Fotos by @MicMX

Anúncios
  1. 04/11/2010 às 18:30

    E posso garantir que a harmonização foi perfeita, com direito a “repeteco” dos “sólidos” e “líquidos”, rs.
    Mas havia umas fotinhos melhores que essas, né? Aquelas antes da fotógrafa já estar meio bebum, rs.

    • 04/11/2010 às 18:41

      Melhor as fotos agora???
      Tem que começar a trabalhar sem biritinha uahuahuhauhau!

    • 10/05/2017 às 21:32

      This could be the any of expression and descriptor content i e’er seen this asslbmeing. I displace your status on this method and also say thanks alot to conjecture it with others.

    • 20/05/2017 às 14:49

      >I am going to my MILs for Mothers Day tomorrow and I'm bringing Tahitian Vanilla Bean Creme Brulee. That's my favorite dessert!! I usually bring that or individual flan(s). I live for dessert!! Thanks for the chance!newmommyin08 AT yahoo DOT com

  2. Elcio Martins
    04/11/2010 às 19:13

    Parabens, a cerveja eu conheço mas strudel está com uma “cara” muito boa….

  3. Lilian
    07/11/2010 às 21:18

    Parece uma bela combinação. Fiquei com vontade de experimentar o strudel.

    • 10/05/2017 às 18:40

      Hi,I am new to the technology and this is the first GPS enabled watch I bought. How do I clear the laps data. Can I change the time shown on the watch?(I live in India)Like Edde8&#i217;s post of 29th Jan,can you tell us as to how to start the watch, just to find out how many miles I ran & in what time and what my lap time isThanksSurya

  4. 09/11/2010 às 10:21

    Muito Legal, Parabéns.
    Postei o link no Twitter do Empóri São Patrício.
    Abraço

  5. 10/05/2017 às 12:30

    “In informal usage the term is often applied to much lower rates. As a rule of thumb, normal inflation is reported per year, but hyperinflation is often reported for much shorter intervals, often per month.Show ne a period of where american dollar depreciated 50%/month???33%/year is still not hyper inlfation.50%/month and up – that is another str8y….”Sigh&#o230; pick up a history book. The Continental went through hyperinflation, final value, ZERO!Confederate currency, final value, ZERO!The dollar didn’t go through hyperinflation. The currencies prior to it did.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: