Início > Uncategorized > Vai um Rock ai?!

Vai um Rock ai?!


Segundo o “tio dos burros”, Wikipédia: “Rock é um termo abrangente que define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinqüenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o gospel, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era “rápida, dançável e pegajosa”.

Já o “pai dos burros”, dicionário, é mais coerente com tal definição: simplesmente nenhuma.

Rock é muito mais que definições fajutas de que “é a música do demônio”, “de cabeludos tatuados que ficam balançando a cabeça como retardados e com as mãos pra cima gritando e cantando enlouquecidamente”.

Rock é a conexão de todo Universo com o ser humano; todas as formas de sentimentos, pensamentos, atitudes e toda rebeldia que existe dentro de si.

O estilo passou por tantas fases e por tantos momentos que, por um tempo, pensou-se que o verdadeiro Rock’n Roll havia acabado e sido derrotado por bandinhas de calças coloridas skinner e cabelos bagunçados.

Mas esperem um momento: isso tudo que defini antes não se parece muito com os roqueiros do passado?
Por certo que, não é só porque fazem uma letrinha onde todos vão cantar, com composição fraquinha e sem conteúdo algum, que isso não pode ser chamado de Rock.
Alguns vão querer meu pescoço por estar escrevendo isso. Mas Rock é atitude, é fazer. Rock não é tocar porque esta na moda ou porque tornou-se cool dizer que o curte.

Quantas bandas já fizeram letras sem sentido algum, arranjos que não se encaixavam em nenhum momento com a composição, e mesmo assim foram consideradas geniais.
Há até ‘um certo alguém’ – dizem por aí ter sido o pai do Rock – que tinha guitarra barulhenta, desafinada, distorcida e é, até hoje, considerado um grande músico e guitarrista.

Se pegarmos os grandes Beatles e compararmos com o o “pré-conceito” de Rock, eles em nenhum momento seriam definidos como integrantes desse estilo musical: não falavam no demônio, não tinham guitarras distorcidas ou cabelos compridos que se desarrumavam ao balanço enlouquecido da cabeça. Mas o pensamento, a forma como viveram suas vidas é Rock.

Muitos devem estar pensando: este não é um blog destinado a gastronomia e cervejas? Sim, realmente o é. Mas quem disse que gastronomia não é Rock?! É muito mais Rock´n´Roll do que se imagina. É um verdadeiro show, onde nos bastidores há uma grande dedicação para que no palco central não desafine nenhum instrumento, vendo o público balançando a cabeça e com os braços pra cima comemorando uma grande festa. E como falar de música, do grande Rock´n´Roll, e não pensar em cerveja. Ambos são minhas grandes paixões e harmonizam muito bem, tanto em comparações quanto em contrastes.

A cerveja possui propriedades que trazem o bem-estar, felicidade, emoções indescritíveis, assim como a música.

Impossível não escutar uma música e não ter vontade de abrir uma bela cerveja e, a cada gole, cada riff de guitarra, não se imaginar em um grande show!
Neste exato momento isto faço, escutando os loucos do AC/DC e chacoalhando a cabeça, com o copo na mão e enlouquecido como se estivesse no meio da multidão.

Tudo isso é Rock`n`Roll: toda essa energia, paixão, como se o mundo fosse todo seu e que todos os problemas ao seu lado desaparessem a cada batida do bumbo e do coração. Como diz @ChuckHipolitho (ex-Forgotten Boys), em um dos blogs que escreve, neste Dia do Rock: “Cara, afinal, o que NÃO é o Rock pra todos nós? Rock é a possibilidade de viver o seu sonho e nunca acordar. Pois só vai acordar quando estiver morto! Rock é o estilo que supera fatores sociais, econômicos, étnicos e até mesmo religiosos. O Rock é mais forte que tudo. Rock é o estilo de música capaz de escolher uma pessoa e mudar sua vida pra sempre.”. Esse pequeno trecho diz tudo o que é Rock.

O post esta saindo um pouco tarde para esse grande dia, mas todo dia é dia de Rock, festa, cerveja gelada e amigos em grande sintonia. Bom Rock para todos!

Photos by Michele Meiato Xavier (@MicMX)

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 13/07/2011 às 11:45

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: